VENCEDORES DO CONCURSO DE POESIA «FALAR DE ÁGUA COM AMOR» 2021

09/06/2021

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Poesia sob o tema «Falar de Água com Amor» de 2021. Esta iniciativa é promovida pela Águas do Marco junto dos alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico, como forma de assinalar o Dia de São Valentim.

Este ano, devido à pandemia, foram menos os poemas a concurso, não chegando a uma centena de participantes. Os grandes vencedores foram: Letícia Pinto no 1º prémio, do Centro Escolar de Vila Boa do Bispo; Ema Sousa no 2º prémio, da EB1/JI Quinta do Bairro e Mariana Cruz, no 3º prémio, da EB1/JI Cruzeiro.

O 1º Prémio receberá um portátil híbrido, o 2º Prémio um portátil e o 3º Prémio um tablet. A escola do 1º vencedor, Centro Escolar de Vila Boa do Bispo, receberá um vídeo projetor.

Esta iniciativa realizou-se pelo 6º ano consecutivo, e abrangeu todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, ensino público e privado. Teve como objetivo desafiar os alunos do 3º e 4º ano das escolas básicas, a escreverem um poema que contivesse as palavras ‘Águas’ e ‘Marco de Canaveses’, com o propósito de estimular, junto dos mais jovens o gosto pela escrita e pela leitura. Todos os participantes receberam um diploma de participação. O júri do concurso foi constituído por Alexandre Aguiar e Susana Pereira Sousa.

POEMA VENCEDOR DO CONCURSO «FALAR DE ÁGUA COM AMOR»

Autora: Letícia Pinto, do Centro Escolar de Vila Boa do Bispo

 

Em tempos de pandemia

Em casa vou ficar

Com amor e alegria

Sobre a água vou falar.

 

Sentada na minha secretária

No Marco de Canaveses

A fazer-te um poema

Que escrevi muitas vezes.

 

Linda e transparente

Pura e reluzente

Brilhante e preciosa

Precisamos de ti porque és fabulosa.

 

Adoro-te água

És fofa e iluminada

Contamos contigo

Porque sem ti não somos nada.

 

2º Lugar | Poema de Ema Barbosa, da EB1/JI Quinta do Bairro Alpendurada, AQUI!

3º Lugar | Poema de Mariana Cruz, da Escola EB1/JI Cruzeiro AQUI!