Águas do Marco

Água Segura

A Águas do Marco implementa em 2018, pela primeira vez no município, o projeto educativo “Água Segura”. Esta iniciativa dirige-se aos alunos matriculados no 4.º ano do ensino básico e pretende sensibilizá-los, assim como aos encarregados de educação, para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da saúde.

O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da água, desde a sua importância para o Homem, bem como para todos os seres vivos, o ciclo natural e urbano da água, até aos problemas como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem a utilização racional da água e a instalação de sistemas para a aproveitar e tratar.

O projeto é apoiado pela Administração Regional de Saúde Norte, pelo Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Para além das ações letivas, os alunos participam num concurso interescolar de desenho sobre os “Ciclos natural e urbano da água”, onde os desenhos mais precisos, criativos e originais serão premiados.

Educar os mais pequenos sobre esta temática é fundamental. Ao crescerem consciencializados sobre a importância e escassez da água irão, na sua vida futura, adotar comportamentos mais ecológicos transmitindo a outros jovens, gerações vindouras e aos próprios pais estes mesmos valores.

Ficheiros para Descarregar